O setor de TI tem um objetivo básico de garantir e dar suporte ao funcionamento de toda a empresa. Por conta disso, eles precisam dar o exemplo e ter uma infraestrutura impecável. Vamos ver como melhorar ainda mais o departamento de TI.
Avaliação do perfil empresarial
Uma grande empresa não consegue sobreviver só com uma infraestrutura básica e um pequeno negócio não precisa de um servidor com um supercomputador. Um dos principais requisitos para ter uma infraestrutura de TI funcional, é avaliar as necessidades da sua empresa. A partir desse processo é possível determinar a melhor solução, caso seja uma migração para a nuvem, por exemplo.
É fundamental que o setor TI esteja sempre alinhado com os objetivos maiores da empresa e tenha sempre o tamanho ideal para que os funcionários consigam trabalhar sem estarem muito desgastados. Afinal, não é possível trabalhar se o computador não estiver funcionando.
É fundamental também que o departamento de TI tenha sempre uma comunicação ideal com os demais setores. Dificuldades nesse aspecto também podem gerar uma série de problemas de perda de tempo. Os funcionários precisam estar acessíveis e prontos para entrar em ação caso haja necessidade.
A Nuvem
A Nuvem também permite o armazenamento e processamento de funções diretamente na rede, sem a necessidade de baixar arquivos ou programas e com um gasto computacional menor, visto que o trabalho será feito nos servidores.
Como o acesso a rede é móvel, o funcionário de TI ganha tempo por não precisar ir fazer uma manutenção presencial em um computador, a não ser que seja o caso de um problema de hardware. Como a rede e os dados são unificados, a nuvem permite que o problema possa ser resolvido por um acesso remoto.
Além disso, a nuvem reduz significativamente o tempo de inatividade. Caso haja algum problema com os servidores locais, no caso de uma infraestrutura de TI mais tradicional, é necessário esperar o reparo para continuar os trabalhos. No caso da Nuvem, é possível continuar, visto que a carga é distribuída entre vários servidores.
Como esses servidores são computadores superpoderosos e que normalmente foram construídos para essa função, são mais rápidos, o que significa que programas e aplicativos funcionam mais rapidamente.
Outra facilidade no uso da Nuvem é a capacidade de escalabilidade. Se uma empresa tem um crescimento e precisa que seu setor de TI acompanhe, na estrutura mais tradicional é preciso investir em hardware e gastar tempo promovendo essa mudança. Na nuvem é possível apenas alocar mais espaço na rede e fazer uma configuração rápida. O ganho de tempo e dinheiro é enorme.
A manutenção também é um aspecto fundamental de qualquer infraestrutura. Na nuvem, essa responsabilidade fica a cargo da provedora de serviços que precisa controlar os servidores. No método mais tradicional é necessário manter uma equipe treinada para resolver qualquer possível problema com o equipamento central. Na nuvem, o setor de TI pode focar em resolver possíveis problemas pontuais.
Não dá para trabalhar com o computador quebrado. Invista em infraestrutura de TI.