O serviço de cloud computing (nuvem) está se tornando cada vez mais popular e necessário no mundo corporativo. Isso porque ela é forte aliada do setor de Tecnologia da Informação (TI), que tem que lidar com grande volume de dados e lidar com um mercado supercompetitivo. Através do armazenamento em nuvem, é possível além de armazenar dados importantes das empresas, virtualizar procedimentos, permitir o trabalho remoto e gerar análises para a tomada de decisão.
O cloud se caracteriza pela utilização de serviços que funcionam graças a obtenção de informações armazenadas em servidores que estão conectados com a internet, permitindo que o espaço para esse armazenamento seja totalmente digital e online, de fácil acesso e seguro. Assim, todos os dados inseridos no cloud pelas empresas, não mais ocuparam o disco rígido dos computadores, mas sim, estarão disponibilizados em nuvem para serem acessados a qualquer hora.
Antigamente, a maioria das empresas que se utilizam dessa ferramenta para armazenar dados, eram aquelas menores, com pouco espaço de armazenamento e que requeriam um local que conseguisse guardar dados de maneira remota. Porém, atualmente, empresas de todos os portes e ramos vêm se beneficiando com a tecnologia, já que a grande quantidade de dados, também requer um armazenamento mais otimizado e facilitado.
Os benefícios trazidos por essa tecnologia são diversos. Por isso, separamos 4 motivos para que você decida migrar para o cloud.
Segurança de dados
A perda de dados é um dos receios que mais cercam qualquer empresa. Armazenar dados em computadores não é mais tão seguro como antigamente, já que os riscos de se perder documentos por apagões, falhas no hardware, roubos de computadores e até mesmo que estes documentos sejam modificados propositalmente, são grandes. Por isso, o cloud veio para solucionar a questão da segurança de dados, que tanto preocupavam o setor de TI.
Quando os dados das empresas são armazenados em nuvem, não há risco de serem perdidos em apagões ou quedas/falhas nos sistemas. Além disso, as empresas que fornecem a solução de computação em nuvem, têm um time de segurança disponível para garantir que nenhuma invasão hacker aconteça, além de a equipe de TI também reforçar essa proteção.
Fácil acesso
O conteúdo inserido na nuvem pode ser acessado de qualquer lugar, através de dispositivos móveis. Assim, é possível realizar um trabalho remoto, através do fácil acesso aos dados na nuvem, proporcionando maior flexibilidade para a rotina das empresas.
Assim, é possível dinamizar as tarefas dos funcionários, permitindo a aplicação de trabalho home office, por exemplo, melhorando a produção e, consequentemente, os negócios da empresa.
Tomada de decisão
O acesso aos dados de maneira rápida e segura para que sejam mensurados e analisados, é o que garante o sucesso da tomada de decisão. Assim, o cloud permite capturar, integrar e processar grande número de registros, que estarão unificados em um só espaço e com amplo acesso pelos funcionários necessários, o que facilita a análise de todos os setores da empresa.
Redução de custos
Por ser uma tecnologia em nuvem, a mesma proporciona economias significativas para a empresa e para o setor de TI. Gastos com data center para a manutenção de hardwares, por exemplo, não serão mais necessários, além de não ser mais preciso trocar constantemente equipamentos, alocação de recursos e licenciamento de softwares, além de evitar a contratação de grandes equipes de tecnologia para a manutenção de computadores.
Gostou do nosso conteúdo? Nos acompanhe no Facebook, Linkedin e aqui no nosso blog!