Segurança da informação: qual a importância de pensar nisso?

Que as informações de uma empresa são totalmente cruciais para o bom funcionamento e comunicação do negócio, a maioria das pessoas já sabe. Porém, ao mesmo tempo em que elas são tão importantes e facilitadoras nesses ambientes, também são sinônimo de perigo constante. Isso porque a perda ou o roubo de algum dado importante da empresa pode resultar em severos prejuízos para a corporação, inclusive a falência ou o benefício para a concorrência.

Com o advento de novos sistemas e de cada vez mais pessoas usando a internet, aplicativos, plataformas, em diferentes dispositivos, a facilidade de um hacker invadir esses sistemas também foi aumentada. Por conta disso, que a segurança da informação tem se tornado fator indispensável para empresas de pequeno, médio e, principalmente, as de grande porte.

Segundo a CNBC (CNBC. “Cybercrime ‘pandemic’ may have cost the world $600 billion last year.” Feb 22, 2018) o cybercrime custou US$ 600 Bilhões no ano de 2017.

Por que proteger seus dados?

O uso pessoal de smartphones, tablets e computadores em geral, já corre perigo com a invasão de hackers e vírus que podem roubar suas fotos, vídeos, contatos, entre outros dados, o que é uma grande dor de cabeça e um prejuízo moral para o usuário. Muitos crimes virtuais também incluem o roubo de senhas de banco através do acesso à conta por aplicativos, o que pode resultar em roubo de dinheiro.

Se esse problema já é grave para o uso pessoal, para uma empresa o prejuízo é muito maior. Ter vazamento de informações sobre clientes, movimentações financeiras, projetos, planos de negócio, modelos de produção, entre tantas outras informações cruciais, pode resultar em perdas incalculáveis e até levar á falência da empresa.

Os gastos posteriores também afetam diretamente a empresa, que se verá obrigada a entrar com ações judiciais e arcar com custos para tal, custos para reparar tais danos, para fortalecer a segurança da informação dentro da empresa e para ressarcir, caso haja, desvios de dinheiros de maneira ilegal dos seus clientes ou até mesmo do próprio caixa da empresa.

Algumas empresas usam da má fé de hackers para invadir sistemas de empresas concorrentes, a fim de saber sua “fórmula” de sucesso, o que é sinônimo de perda de competitividade e de lucro para o negócio.

São as informações de todas as movimentações, dos seus clientes, dos seus funcionários, seus dados de registro, entre tantas outras, que definem a sua empresa, por isso, protegê-los é essencial.

Como a segurança da informação pode ajudar?

Para começar a implementar a segurança da informação na sua empresa é preciso analisar quais são as principais características, as informações mais relevantes e valiosas para a empresa, fazer um levantamento dos gargalos mais graves de segurança e dos setores que mais necessitam de cuidados. Com esses dados em mãos, é possível alinhar junto à equipe responsável, a estratégia de segurança da informação para cada setor.

Uma das maneiras mais eficazes de proteger uma empresa é reforçar hábitos de segurança básicos, uma vez que são as ações mais “inofensivas” que podem colocar em risco os dados da empresa. Por isso, garantir uma boa definição de senhas, que sejam fortes, é necessário. Alternar letras e números, caracteres minúsculos e maiúsculos, e até mesmo o uso de símbolos, são alternativas. A atualização constante também é necessária, de preferência a cada 30 dias.

Outra forma básica de proteção é a não abertura de e-mails de remetentes desconhecidos, além da instalação de um antivírus poderoso para toda a rede da empresa. Vale ressaltar que para que essas, entre outras estratégias funcionem, é necessário repassá-las para os demais colaboradores da empresa, afinal, não adianta de nada montar mecanismos de segurança, se os mesmos não são aplicados no cotidiano pelos funcionários.

Existem ferramentas de software que podem ajudar muito nesta jornada, trabalhando no controle da identidade e acesso aos dispositivos e softwares, tanto em nuvem quanto na própria empresa, protegendo as informações que circulam internamente e externamente tanto na forma de email ou arquivos e classificando-as de acordo com o nível de segurança exigido, protegendo os usuários e computadores contra anomalias e vírus e permitindo ter uma gestão integrada da segurança.

 

Quer conhecer um pouco mais sobre estas ferramentas e a abordagem da Microsoft que a XTRATEGUS usa em relação a segurança da informação? Acesse: www.xtrategus.com/seguranca.html 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s