O que é e quais as vantagens da Cloud Híbrida?

A utilização combinada de um ou mais sistemas de computação em nuvens públicas e privadas, em geral, é chamada de cloud híbrida (hybrid cloud). Nesse sistema, os ambientes funcionam de maneira independente havendo a atuação conjunta do público com o privado apenas nos momentos em que há essa necessidade. Isso proporciona, dentre outras coisas, maior flexibilização e segurança no compartilhamento de dados – o que, além de reduzir custos, deixa os processos mais dinâmicos.

Vantagens da cloud híbrida

A segurança de dados pode ser apontada como um dos principais benefícios de se utilizar esse sistema, pois nesse formato, é possível para uma empresa dividir seu banco de dados de acordo com níveis de acesso, níveis de hierarquia ou de segurança.

Sendo assim, uma companhia pode, por exemplo, deixar aqueles dados que precisam ser acessados por um número maior de colaboradores, como lista de clientes ou contato de fornecedores, alocados em sistemas públicos de cloud como Google, Microsoft Azure, Amazon, entre outros, enquanto guarda os dados que necessitam de mais sigilo, como balanços financeiros e informações estratégicas, em um sistema de hospedagem privado que será adequado ao seu perfil e as suas necessidades de armazenamento.

Mais autonomia

Ao optar por um sistema de cloud totalmente público a empresa acaba tendo que conviver com a possibilidade de sistemas estratégicos ficarem inoperantes no caso de uma queda de conexão de internet, por exemplo, o que pode acabar gerando prejuízos operacionais e financeiros irreparáveis. É justamente para impedir esse tipo de situação que o conceito de cloud híbrida foi desenvolvido.

Além disso, a redução de custos operacionais também é outra grande vantagem do ambiente híbrido. Isso porque, quando a empresa adota esse tipo de processo, elimina gastos com a manutenção de infraestruturas subutilizadas. Com a adoção do sistema híbrido, paga-se apenas por aquilo que é utilizado, eliminando os gastos desnecessários.

Outra vantagem da flexibilidade de processos é que a companhia passa a responder com mais agilidade às demandas exigidas por seus parceiros e clientes e isso, no final, irá impactar diretamente no aumento das margens de lucros, obtenção de metas e na competitividade da companhia.

Como migrar para a cloud híbrida

Antes de determinar como será o processo de migração para o sistema híbrido é preciso definir com atenção como a infraestrutura será dividida e quais aplicações ficarão nos ambientes privados e públicos.

Além disso, buscar por ferramentas que possam ajudar durante o período de mudanças é fundamental, pois essas ferramentas serão utilizadas pela equipe de TI da empresa para agilizar toda a ação.

Por último, antes de iniciar o processo de atualização, é importante analisar o mercado para saber quais empresas são certificadas para oferecer o melhor serviço de suporte de acordo com as demandas da companhia, analisar os prazos e orçamentos que ela dispõe para a conclusão do processo de migração e, assim, montar uma estratégia que lhe deixa preparado caso surja algum imprevisto durante a transição. Realizando essas ações, qualquer empresa estará preparada para aproveitar todas as vantagens da cloud híbrida.

Gostou desse conteúdo? Leia mais em nosso blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s