Após consultoria, a empresa melhorou desempenho, sem precisar fazer grandes investimentos
A Hoepers, uma das mais tradicionais empresas de recuperação de créditos e ativos financeiros, conta com mais de 30 anos de sólida atuação na indústria de crédito e cobrança. Sempre atenta aos movimentos do mercado, passou a trabalhar também com compra de carteira de recebíveis nos últimos anos, e em 2017, para ampliar sua atuação nesse novo negócio, surgiu a Hoepers Companhia Securitizadora de Créditos Financeiros.
Visando melhorar ainda mais os seus serviços, através de práticas de negociações amigáveis e sustentáveis proporcionada aos seus clientes, implementou, em um curto espaço de tempo, uma infraestrutura necessária para suportar a aplicação base da sua operação de securitização na nuvem.
Através da consultoria da XTRATEGUS, a HOEPERS teve acesso a possíveis cenários de implementação no Microsoft Azure, plataforma destinada à execução de aplicativos e serviços. A partir da escolha da arquitetura mais adequada, contando com os serviços de consultoria, em menos de duas semanas, já estava com o ambiente operacional em cloud.
A HOEPERS começou a trabalhar com a solução no início de abril. Desde então, a agilidade para operacionalizar a sua estratégia, o foco no negócio e a incorporação das tecnologias de nuvem com segurança foram os principais benefícios adquiridos. Para isso, a empresa precisou fazer o levantamento de requisito, escopo do projeto, e considerar outros fornecedores, como AWS, Google, e fornecedores de data centers próprios.
“Avaliamos algumas propostas, não só o custo, mas também o que estava se propondo na entrega do projeto, e optamos pela solução da XTRATEGUS”, explica Tiago Fontoura, gerente de Infraestrutura de Rede e Telecom da HOEPERS. “Temos data center próprio, mas surgiu a necessidade de um novo sistema para utilização da empresa. Dentro de um ambiente de homologação em desenvolvimento, fomos colocando as versões direto na nuvem”, completa.
Quanto a parte da montagem do escopo, o gerente diz que foram muito bem assessorado pela equipe da XTRATEGUS, que entregou o projeto conforme o combinado. “Tivemos uma facilidade por conta do conhecimento deles em nuvem. Teve também repasse de conhecimento técnico por parte da equipe, que vieram presencialmente e esse foi um dos diferenciais”, conta Fontoura.
MUDANÇAS
Havia duas soluções para a HOEPERS, uma era a entrega de IaaS (Infraestrutura como Serviço, em português), uma máquina virtual, com toda a parte de gestão e atualizações sobre as demandas do gerente; e a parte de entrega de aplicações como serviço, que é o formato PaaS (Plataforma como Serviço, também em português). Foi nessa segunda opção que a HOEPERS ficou indecisa, pois se tratava de algo novo para eles, que ainda não sabiam como iria funcionar.
“No IaaS eu acesso o servidor como se eu estivesse dentro do meu data center. E no formato PaaS, eu enxergo só o serviço. Não enxergo nenhum servidor. Não fico mais preocupado com licença ou atualizações de Windows ou Linux. Vimos os prós e os contras com a ajuda do pessoal, e fomos para o formato PaaS”, explica Fontoura.
O gerente de Infraestrutura revela que, para a implementação da Azure, não foi preciso fazer nenhum investimento de grande porte para adquirir o hardware, para a entrega ou licença de banco de dados, permitindo antecipar a entrega prevista do projeto. “A única coisa que preciso acompanhar é conferência do custo da fatura mensal, que é gerado pela Azure, e questões de performance, que monitoro direto no dashboard. Em outros tempos a entrega do software ou do sistema estava vinculado a chegada das próprias máquinas, serem instaladas. Hoje em dia não tem mais isso”, explica.
Segundo o diretor da XTRATEGUS, Hamilton Barretto, o grande desafio da HOEPERS era em relação ao funcionamento e à segurança, porque se tratava de algo novo para a empresa. “A grande vantagem da nuvem é que você não precisa se preocupar em comprar, configurar, monitorar ou ver como os equipamentos estão funcionando, porque tudo isso é fornecido pela nuvem da Microsoft”, explica Barretto.
“Com isto, você consegue focar sua equipe naquilo que é seu negócio. No caso da HOEPERS era disponibilizar para uso a aplicação que eles estavam desenvolvendo, no menor tempo possível, de forma rápida e segura”, conclui o diretor. Após a implementação do ambiente, a XTRATEGUS continua apoiando a HOEPERS através dos serviços continuados de suporte.