Toda empresa tem por objetivo promover o atendimento das necessidades dos seus clientes e, consequentemente, crescer de forma estruturada e consistente. Há vários meios de atingir estes objetivos, porém, o cloud computing tem contribuído fortemente neste processo. A chamada computação na nuvem é a tecnologia que permite gravar e acessar dados em servidores remotos por meio da internet. Utiliza-se o termo “nuvem” justamente pelo fato dos servidores poderem estar em qualquer parte do mundo. Esta tecnologia permite muitas vantagens, principalmente, no ramo empresarial, pois, possibilita informações sempre atualizadas, em tempo real e o trabalho colaborativo simultâneo.
Plataformas, softwares e infraestruturas como serviço
Esta maravilhosa tecnologia tem permitido o crescimento consistente das organizações que a adotam, tendo em vista que ela representa um avanço na tecnologia da informação e permite acesso à informações de várias partes do mundo em um único lugar. Isso abrange também o PaaS (Plataforma como Serviço) e SaaS (Software como Serviço), que é execução de plataformas e softwares sem a necessidade de que os mesmos estejam instalados no computador do utilizador, bem como reduz custos com instalações de servidores locais e demais infraestruturas, pois, é abrangido pelo IaaS (Infraestrutura como Serviço).
O processo de atualização das plataformas e softwares são automáticos, o que fica sob responsabilidade da empresa de cloud computing. Desta forma são eliminados os transtornos de perda de tempo com atualizações locais e demais problemas.
A segurança dos dados também é o ponto chave da tecnologia, visto que, são realizados backups programados, de forma automática e sem a interrupção do serviço, possibilitando o trabalho contínuo, sem se preocupar com a perda de informações. Com isso, os colaboradores da empresa terão unicamente como preocupação a realização das suas tarefas no objetivo da promoção do negócio.
O rompimento das fronteiras geográficas
Com o advento da tecnologia o desenvolvimento de produtos e serviços por parte das empresas para os seus consumidores tornou-se onipresente, de modo que isto permite que o trabalho seja desenvolvido de onde quer que seus colaboradores estejam. Coletar informações de uso e satisfação do cliente também é outra utilização que o cloud computing permite. Tomando essas informações como base, os produtos e serviços podem ser constantemente melhorados e aperfeiçoados.
A computação na nuvem tem permitido cada vez mais a criação de equipes interdisciplinares e multidisciplinares, o que alavanca consideravelmente o engajamento dos colaboradores, o avanço dos projetos em curto espaço de tempo e, consequentemente, o crescimento organizacional. Basta um smartphone, tablet, notebook ou desktop conectado à internet para ter tudo à mão, todas as ferramentas necessárias para desempenhar um excelente trabalho.
As reuniões de trabalho e o compartilhamento de materiais também foram afetados consideravelmente. Nada de perder tempo em deslocamento e trânsito para realizar uma reunião, otimizando assim a produtividade entre equipes ou entre empresa e clientes.
Redução de custos com grandes equipes de TI
Quando uma empresa adota uma infraestrutura local de tecnologia da informação, tem a necessidade de uma grande equipe que a gerencie e a mantenha em perfeito funcionamento, pois, qualquer parada desses serviços representa perdas financeiras e negócios não concretizados. Ao adotar o uso de cloud computing a organização pode reduzir custos com a equipe de TI, mantendo o número mínimo necessário para resolução de questões estratégicas que realmente são de grande relevância para o crescimento do negócio.
Integração e geração de valor
Com a computação na nuvem a empresa consegue promover uma integração de 360º entre organização, colaboradores, fornecedores e clientes. É estar presente onde e quando preciso, tornando uma só unidade, de forma fluida e constante, gerando e agregando valor a cada um dos participantes e interessados, munindo de informações e soluções.
Facilidade de aumento de potencial
Sua empresa cresceu e precisa de mais potencial de infraestrutura de TI para continuar crescendo? Esta é uma grande facilidade de implantação quando se utiliza o cloud computing. A empresa não precisa mais perder tempo, dinheiro e parar boa parte das suas operações para aumentar sua capacidade de processamento. Basta contratar mais disponibilidade de infraestrutura de TI e isto acontecerá plenamente em pouco tempo, sem transtornos, sem custos elevados na compra de equipamentos e contratação de profissional especializado para instalação. Como costuma-se dizer: tempo é dinheiro.
Em conclusão, o cloud computing ou computação na nuvem veio para revolucionar o mercado empresarial de vários segmentos. Com sua alta capacidade de adaptação e uso possibilita que a empresa foque no que realmente é importa: o atendimento do seu cliente e o crescimento organizacional.
Com a redução dos custos, por ser uma solução mais vantajosa do que a instalação de uma infraestrutura local de TI, a organização pode investir em outras áreas essenciais ao negócio, promovendo o crescimento de forma exponencial, sem abrir mão da qualidade.
O foco do negócio deixa de ser em operações meio e passa a ser primordialmente na atividade fim, que é o atendimento das necessidades e desejos dos seus clientes e, por consequência, o sucesso e o crescimento organizacional como um todo.